top of page

Uma das ações prioritárias do Projeto Mais BIO, visa promover as cadeias socioprodutivas dos alimentos tradicionais do Brasil que compõem a biodiversidade brasileira, o acesso a mercados e apoiar o desenvolvimento de novos nichos e oportunidades, primando o desenvolvimento integral da sociobiodiversidade.

O que é o MaisBIO?

O Projeto Mais Bio atua na perspectiva de contribuir com a ampliação do debate em torno da valorização e da conservação da biodiversidade brasileira. O Projeto tem como objetivo central  “Promover o acesso a mercados da biodiversidade brasileira, respeitando suas identidades culturais e regionais e valorizando seus respectivos modos de produção, priorizando a  sociobiodiversidade e os processos inclusivos dentro dos sistemas de produção”

Amazônia  Mata Atlântica

 Pampa   Caatinga

 Pantanal PCerrado 

nossos biomas.

Sociobiodiversidade

O Brasil é sem dúvida o país de maior biodiversidade do mundo. Temos riquezas que ainda desconhecemos, ou muita das vezes não demos o devido e correto valor. Isso ocorre principalmente pela falta de conhecimento e incentivo para o consumo desses alimentos, mas também pela produção dos alimentos nativos do Brasil, que consequentemente representa a riqueza e a diversidade de cada um dos nossos biomas. 

 

A cultura alimentar é um dos motores de transformação. É preciso destacar a importância que a alimentação tem em diversos setores da economia. A cultura está diretamente ligada ao que comemos e a maneira como enxergamos os alimentos.  A melhor maneira hoje de proteger e preservar um bioma não é somente buscar a preservação do solo, dos rios e de sua fauna e flora nativas, e sim proteger, sobretudo, o homem e as pessoas que vivem nestes e destes espaços. É nesse momento que a cadeia do alimento se transforma em uma ferramenta essencial para o combate à pobreza e a diminuição da desigualdade no campo. 

 

O Brasil precisa conhecer o potencial de sua biodiversidade, aliando a produção e consumo sustentáveis de alimentos nativos, tradicionais e da agricultura familiar. Quando falamos em Bioma, rapidamente pensamos em suas fauna e flora característicos, com seus símbolos respectivos e pontos turísticos mais conhecidos. Precisamos, porém, destacar a existência de alimentos, produtos e culturas muitas vezes não reconhecidos e sequer descobertos pela grande massa. Logo, a promoção da biodiversidade, de modo sustentável e consciente, poder contribuir para a mudança deste cenário e conquistar novos espaços, promovendo o comércio justo e o desenvolvimento das comunidades tradicionais.

 

É preciso incentivar o consumo e a produção de alimentos nativos nas comunidades, nas associações e nos grupos sociais.  A realização deste trabalho irá valorizar os produtos da biodiversidade e da sociobiodiversidade do Brasil, provenientes da agricultura familiar e das comunidades tradicionais. 

Faça parte do nosso time de parceiros

Apoiadores &

Parceiros

Post do projeto

bottom of page