Especiaria mundialmente reconhecida Baunilha é um fruto de uma orquídea, do gênero Vanilla. Sua produção basicamente adota sistema com tutores vivos, viveiros ou até mesmo em consórcio com outros cultivos, como o cacau. Tradicionalmente, toda a baunilha presente no território brasileiro era importada, e hoje temos o conhecimento de espécies endêmicas de nossos biomas, como ênfase no Estado de Goiás e principalmente no litoral sul do Estado da Bahia.
Baunilha é uma especiaria amplamente disputada no cenário mundial e a procura por técnicas de cultivo no Brasil vêm se destacando nos últimos 10 anos. Principalmente através de espécies consideradas nativas do Brasil e de seus países vizinhos.
Baunilha e a indústria
Foram mapeados cerca de 07 iniciativas, produtores ou projetos em desenvolvimento somente no Estado da Bahia, envolvendo as cidade de Belmonte, Nilo Pecanha, Ituberá, Ilhéus, Itabuna. A baunilha é uma ótima estratégia podendo sua produção ser consorciada com mogno, seringueiras e até mesmo cacau. Seu valor no mercado é alto e a produção mundial não abastece a demanda.
É seguro afirmar que nos próximos 10 anos o Brasil poderá também ter um reconhecimento na produção de baunilha, obviamente não incomodando ou se comparado com grande produtores, mas fornecendo produtos para os mercados locais. Ainda é difícil mensurar um volume produtivo mas a expectativa é daqui há 10 anos uma produção anual com um volume maior do que 20 toneladas. O valor da baunilha hoje é vendido no Brasil por cerca de R$ 3.000,00, dando então a importância comercial do produto. O volume médio produzido por hectare é de 900 a 1000 kilo de favas verdes.
Ainda existem estudos em andamento com multinacionais para a produção de oleos e extratos naturais de baunilha, o que também pode aumentar os valores nesta cadeia produtiva.
Comentarios