Produtores encontram alternativas econômicas com o cacau.
O cacau sempre foi conhecido mundialmente por ser um produto base e indispensável para a produção do chocolates, conhecido com a bebida do deuses. Vem acontecendo em toda a rede produtora de cacau no Brasil, principalmente nos estado da Bahia, Pará e Amazonas uma movimento organizando para o desenvolvimento de novos produtos a base do cacau. Como por exemplo o mel de cacau.
Mel de cacau é um produto pouco aproveitado na produção de cacau no Brasil, mas está ganhado território. Recentemente duas empresas da Bahia, fecharam acordos comerciais para a produção e envase do mel de cacau para a distribuição em São Paulo.
Bio Combustível
Na cidade de Itabúna, que fica cerca de 2 km de Ilhéus, existe uma pesquisa em percurso, dentro de uma indústria de processamento de cacau. A empresa desenvolveu alguns produtos a base da polpa como castanhas, nibs, melado (uma redução da polpa) e também uma bebida destilada que está apresentada em outro post.
Mas o destaque desta indústria é o desenvolvimento tecnológico para a produção de bio combustível tendo como principal composto as cascas do cacau. Sem dúvida é uma grande oportunidade para o aproveitamento integral do fruto e ainda gerar energia para abastecer toda a sua propriedade, sendo auto-sustentável e aproveitando 100% do fruto.
O Bio combustível se apresenta como uma forte oportunidade para grandes produtores de cacau, que estão olhando essa oportunidade para a comercialização da fonte de energia, para outras companhias. Já existem pesquisas em companhias de aviação com o uso de bio combustível, devido às questões de sustentabilidade e as grande mudanças climáticas nos dias de hoje.
O cacau aparece com uma oportunidade para apoiar essa cadeia e o Brasil, pode ter terras férteis, conhecimentos e histórico; pode sim ser um dos lideres neste mercado.
Comments